31 de outubro de 2016

INVISÍVEIS QUE MERECEM SER VISTOS

“São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”
Cap. II, Art. 6º
Dos Direitos Sociais
Constituição Da República Federativa Do Brasil


Inicio este texto com a nossa áurea carta magna e com a esperança que essas doces palavras não sejam simples letra morta.
Essa esperança minha tem aparência de sonho. Os sonhos são uma característica dos seres humanos e nesse ponto eu e os moradores de rua, que são humanos e têm sonhos também, parecemos. Sonhos são de graça e independe de classe social e econômica. Todos nós temos ou já tivemos algum dia um. Mesmo na dura vida de moradores de rua, há ainda lembranças de suas respostas às perguntas feitas aos miúdos: o que você quer ser quando crescer? Há ainda sonhos que o tempo e as dores parecem não conseguir apagar.
Dois estudantes de Lisboa, Portugal, com uma câmera na mão e sem um objetivo certo, acabaram por fazerem uma descoberta. Com uma simples pergunta, eles descobriram que os moradores de ruas tinham sonhos. Assim, os dois, por meio de sua serie de dez fotos, lembram-nos também que os moradores de ruas são pessoas e merecem ser vistas.
                                            
                                                  “Sempre Quis Ser”




Apesar de alguns dos moradores de ruas ainda permanecerem com seus sonhos, as ruas são duras demais para eles. Nós tendemos a passar e não nos importar muito com aqueles pobres homens e mulheres que estão deitados no chão das grandes cidades. O fator de serem seres humanos em situação absurda parece não nos comover. Nós não os enxergamos como pessoas, ou ao mesmo nem enxergamos eles nos nossos passeios pelas ruas.


Texto escrito por: Erivelton da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário